De onde vêm as ideias? Como elas surgem? Elas brotam assim na cabeça... do nada?
Desde sempre, escuto essas perguntas, feiras por amigos curiosos para entender meu processo de criação. Então vou contar para vocês o segredo. Acredito que boa parte das invenções, em qualquer campo do conhecimento humano, surge de um problema a ser resolvido. Ou de uma crença de que tudo pode ser melhorado.
Por isso, passo o tempo todo tentando resolver problemas. Quando não tem problemas reais, invento algum, só para exercitar. E aí, dia desses, estávamos expondo durante a Superminas Food Show e do nosso lado estava um senhor muito simpático que faz as farofas Do Chef. Pedi para provar a farofa de castanhas... e era perfeita! Crocante, levemente salgada e amanteigada. E então me inventei um problema: o que eu faria para combinar a farofa e as minhas geleias. Afinal, já tinha combinado geleia com mousse, panna cotta, brownie, bolo, cookie... mas com farofa nunca tinha passado na minha cabeça.
Arrisquei juntar com a geleia de Pimenta Chipotle com Figo. Ficou perfeito. Arrancou suspiros dos amigos que estavam por perto. Beleza. O evento acabou e trouxe a ideia pra casa... mas não queria apenas fazer uma maçaroca de farofa e geleia... até porque a geleia em contato direto com a farofa ia fazer com que ela perdesse a crocância rapidamente e não ia dar um contraste de cores legal... foi quando decidi bater uma mousse usando cream cheese, creme de leite fresco e Queijo Minas Artesanal, para montar uma verrine.
Problema resolvido! Veja como ficou:
Preparar esta verrine é muito fácil, veja:
Verrine de Pimenta Chipotle, Castanhas e Queijo
Ingredientes:
160 g de Farofa de Castanhas Do Chef
160 g de cream cheese
3 colheres de sopa de queijo ralado (usei o Queijo Minas Artesanal Vó Cotinha)
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
160 g de geleia de Pimenta Chipotle com Figo Deli Chat
Preparo da Mousse de Queijo
Bata numa batedeira o cream cheese, o creme de leite fresco e o queijo ralado, até obter uma mistura leve e homogênea
Montagem da Verrine
Utilize pequenos copos (40-50 mL) e disponha camadas de farofa, mousse e geleia. Leve ao refrigerador para que a mousse atinja uma consistência mais firme.
Dicas:
- Para transferir a mousse para os mini copos, utilize um saco de confeitar. Isso evitará que a parede do copo fique suja.
- Experimente outros sabores de geleias Deli Chat para montagem de verrines