Como sempre digo, mais do que pessoas que tragam respostas, a gente deve se cercar das pessoas que fazem as perguntas certas.
Era final de 2022 e a gente estava participando da Semana Internacional do Café, no Expominas, no stand do projeto Origem Minas do Sebrae. Esse projeto oportuniza que pequenos produtores, como nós, possam expor em grandes eventos e, assim, alcançar novos públicos e fechar negócios. A cada evento, o Sebrae Minas convida de 6 a 12 empresas que colocam o que têm de melhor na prateleira: a criatividade e a vontade de fazer o próprio negócio crescer.
Bem pertinho de nós estava o João, produtor de geleias de Carmópolis de Minas. No último dia do evento, nós dois chegamos cedo e, apesar de já nos conhecermos de outras feiras e grupos, eu nunca tinha tido a oportunidade de conversar com ele e ouvir sua história de vida. E se tem uma coisa que eu gosto é de ouvir a história das pessoas! Assim como eu e tantos outros pequenos empresários, ele largou uma vida agitada na sua área de formação (Engenharia) para se dedicar à produção de alimentos. Aí pelas tantas, ele me perguntou assim "Regina, qual o seu carro-chefe?".
Pensei em responder que era a geleia de Pimenta Chipotle com Figo, entre as de pimenta... mas entre as de frutas era a de Tangerina e na linha indiana, o Chutney de Tomate. Mas era pouco. Uma pergunta boa como essa deveria ser devidamente respondida. Aí pensei... ora, se carro-chefe é aquilo que é mais importante em uma obra, então o nosso carro-chefe só poderia ser resumido em uma palavra: DIVERSIDADE.
São quase 40 sabores de geleias, 11 de produtos indianos e outros tantos que estão aí no pipeline gritando por uma oportunidade de irem para as prateleiras. Produtos que servem para comer com pão, carne, queijo, sorvete, tapioca, macarrão... doces, ácidos, amargos, salgados e que esbanjam umami... inspirados na cozinha de tantas partes do mundo... com técnicas e ingredientes mil... sim, se eu tivesse que fazer um samba de enredo a partir da minha obra na cozinha, certamente ele seria sobre a diversidade.
Então a Semana Internacional do Café acabou, 2022 acabou e começamos 2023 com essa palavra na cabeça e é a ela que vamos dedicar o nosso trabalho ao longo do ano. De que forma? Bom, isso eu conto aí no vídeo abaixo ;-)
NOSSOS PRODUTOS MAIS VENDIDOS:
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